Bahia conhece adversário da 3ª fase da Copa do Brasil
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizará o sorteio dos confrontos da terceira fase da Copa do Brasil de 2025 nesta quarta-feira, 8 de abril. Esta fase do torneio marca a entrada de clubes de destaque do futebol brasileiro, incluindo aqueles que se classificaram para a Libertadores e campeões de competições nacionais do ano anterior.
O Esporte Clube Bahia é o único representante do estado na terceira fase, após a eliminação de Jequié e Barcelona de Ilhéus na primeira fase e a derrota do Vitória para o Náutico na segunda fase. O Bahia está no Pote 1 e enfrentará um adversário do Pote 2, de acordo com o sorteio que segue o Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF.
Quais clubes participam da terceira fase?
Além do Bahia, a terceira fase da Copa do Brasil contará com a participação de clubes tradicionais do futebol brasileiro. Entre eles estão Botafogo, Palmeiras, Corinthians, Internacional, Fortaleza e São Paulo, que se classificaram para a Libertadores via Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro, que terminou em 9º lugar no Brasileirão, também está presente, assim como o Flamengo, atual campeão da Copa do Brasil.
Outros clubes que garantiram vaga são o CRB, vice-campeão da Copa do Nordeste 2024, o Paysandu, campeão da Copa Verde 2024, e o Santos, que venceu a Série B do Brasileiro 2024..
A divisão dos potes no sorteio da terceira fase da Copa do Brasil é baseada no Ranking Nacional de Clubes da CBF. Os clubes com melhor colocação no ranking são alocados no Pote 1, enquanto os demais seguem para o Pote 2.
No Pote 1, encontram-se Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Atlético-MG, Fluminense, Botafogo, Fortaleza, Grêmio, Bahia, Internacional, Red Bull Bragantino, Vasco, Santos, Cruzeiro e Athletico-PR. Já o Pote 2 é composto por Ceará, Criciúma, CRB, Operário-PR, Botafogo-PB, Brusque, Novorizontino, Paysandu, Náutico, Aparecidense, Retrô, Maringá, Maracanã, Capital-DF, CSA e Vila Nova.
Os confrontos da terceira fase da Copa do Brasil estão programados para ocorrer em duas datas: 30 de abril e 21 de maio. Os jogos serão disputados em formato de ida e volta, proporcionando aos clubes a oportunidade de reverter resultados adversos e avançar na competição.