FIFA bate o martelo e Bahia ganha chance de jogar o Mundial

Créditos: Divulgação/FIFA

O Mundial de Clubes de 2025 marca uma nova era para o futebol global, com mudanças significativas em seu formato. Este torneio, organizado pela FIFA, contará com a participação de 32 equipes de todo o mundo, oferecendo uma plataforma ainda maior para clubes demonstrarem seu talento em um cenário internacional.

Além de dar o pontapé inicial na Copa Conmebol Libertadores, o início das competições continentais de 2025 também representa o primeiro passo rumo ao Mundial de Clubes de 2029. Os próximos quatro campeões da principal competição sul-americana terão presença assegurada no maior torneio de clubes do planeta. Com isso, equipes que estão presentes nesta edição do torneio, como o Bahia, estão na disputa por uma vaga no torneio.

Detalhes sobre o novo Mundial de Clubes

O formato do Mundial de Clubes está distribuído da seguinte maneira: a Europa conta com 12 vagas, a América do Sul tem seis representantes, enquanto Ásia, África e América do Norte possuem quatro cada. A Oceania tem direito a uma equipe, assim como o país-sede do torneio.

Os clubes brasileiros que garantiram suas vagas para o Mundial de Clubes de 2025 são Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo. Esses times conquistaram seus lugares ao vencerem a Copa Conmebol Libertadores nos anos de 2021, 2022, 2023 e 2024, respectivamente. Além deles, Boca Juniors e River Plate, dois gigantes do futebol argentino, também estarão presentes, graças às suas posições no ranking da Conmebol.

Esses clubes não apenas representarão o Brasil e a América do Sul, mas também terão a oportunidade de competir por uma premiação significativa. Cada equipe receberá 15,21 milhões de dólares apenas por participar, com o potencial de ganhar até 125 milhões de dólares se conquistarem o título.

A FIFA anunciou que a premiação total para o Mundial de Clubes de 2025 será de 1 bilhão de dólares. Esta quantia impressionante será distribuída entre os 32 participantes, com valores que variam de acordo com o desempenho de cada equipe.