Rogério Ceni recebeu pacotão com 6 reforços para o Bahia
A temporada de 2025 começou com uma perspectiva promissora para os jovens talentos da base do Bahia. Sob o comando de Rogério Ceni, seis atletas provenientes da divisão de base já foram utilizados nas partidas do início do ano. Isso demonstra a crescente importância dada por Ceni à base, em busca de potenciais soluções para o elenco principal. Nesta fase inicial, dois novos jovens, o atacante Juninho e o lateral Roger Ruan, foram incorporados ao time durante o empate contra o Juazeirense.
Comparando com o ano anterior, em 2024, o técnico já está próximo de igualar o número total de jovens utilizados, quando promoveu 7 Pivetes de Aço ao elenco principal.
Destaques da base do Bahia
Entre os novos destaques que começam a emergir em 2025 estão Ruan Pablo, Tiago e Kauã Davi. Ruan Pablo, de apenas 16 anos, chamando atenção com sua estreia brilhante, onde marcou um gol decisivo contra o Jequié, se tornou o mais jovem a marcar pelo Bahia. Sua experiência anterior em seleções de base e na parceria do Grupo City reforçam seu potencial promissor. Kauã Davi, por sua vez, também manteve um desempenho relevante, culminando em uma recente renovação de contrato até 2026, enquanto Tiago segue como mais uma aposta no ataque, já tendo contribuído com bons minutos em campo. Além destes três jogadores, Fredi, Juninho e Roger Ruan também já foram utilizados por Ceni nesta temporada.
A abordagem de Rogério Ceni em relação à base é estratégica. Durante uma entrevista coletiva, ele afirmou que, embora o Bahia tenha limitações financeiras, o clube seguirá atento ao mercado quando necessário. Contudo, a preferência inicial é experimentar e oferecer oportunidades aos jogadores da base que mostrem potencial.
Diante de uma sequência de jogos, Ceni procura equilibrar o uso de veteranos e jovens, promovendo um ambiente onde todos possam contribuir. Nas topologias formadas por Ceni, a integração é feita cuidadosamente, priorizando o desenvolvimento técnico e a adaptabilidade dos jogadores ao nível profissional de exigência que o futebol requer.
Neste fim de semana, os jovens terão mais uma oportunidade para se destacar quando o Bahia enfrenta o Colo-Colo na Fonte Nova, às 16h, pela sétima rodada do Campeonato Baiano.